Ultrassom: dicas e curiosidades

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um dos exames de imagem mais conhecido é o ultrassom. A técnica consegue gerar imagens internas, através de ondas sonoras de alta frequência. Normalmente utilizado para acompanhamento da gestação, o ultrassom é também utilizado para diagnosticar uma série de condições. Com o desenvolvimento tecnológico, a precisão deste exame só aumentou, tornando possível o diagnóstico de cistos, tumores, entre outros.

Apesar de popular, muitos ainda têm muitas dúvidas na hora de buscar uma clínica de ultrassonografia. É seguro? O feto pode ser afetado pelo som? Quais doenças o ultrassom pode identificar? Essas dúvidas são completamente normais, afinal, não é um exame tão recorrente no histórico médico. Por isso, trouxemos algumas dicas e curiosidades para você conhecer e se informar! Confira:

Interferência
Qualquer barreira que impeça a transmissão do som influencia na qualidade da imagem no exame. O excesso de gordura, edemas ocasionados pela gestação ou cicatrizes abdominais, como a de plástica de barriga ou de cesariana, podem interferir no resultado;

Liberada
Ultrassonografias não são prejudiciais ao desenvolvimento do bebê, e não há impedimentos para a realização desse exame. É, inclusive, considerado um método seguro e sem efeitos colaterais para o bebê e para a mãe. O bebê não passa nenhum desconforto durante o exame, já que não pode ouvir o som emitido pelo ultrassom, pois, para a realização do exame, são  utilizados mais de três milhões de hertz. E o ouvido humano só tem a capacidade de ouvir até dois mil hertz de frequências.

Confirmação
A ultrassonografia transvaginal é o método mais indicado para a avaliação da gestação em seu estágio inicial, pois permite observar alguns detalhes que seriam mais difíceis de serem obtidos via ultrassom abdominal;



Curiosidades

 

  • Na década de 1920 e 1930, o ultrassom foi utilizado para terapia física, principalmente nas equipes de futebol da Europa. A utilização de ultra-sons iniciou-se na medicina em âmbito terapêutico.
  • Com a ultrassonografia gestacional é possível determinar o sexo do bebê, a idade gestacional, o desenvolvimento, além de anomalias 
  • É possível ver o embrião a partir da quinta semana – pelo ultrassom transvaginal – ou ainda a partir da sexta semana com o ultrassom suprapúbico. 

 

Dicas da clínica de ultrassonografia

O ultrassom é feito como exame para diagnosticar uma infinidade de condições, e também para controlar e monitorar os órgãos, como a bexiga, vesícula, pâncreas, rins e até mesmo os ossos e articulações. E no caso das mulheres, ainda o sistema reprodutor. É fundamental agendar uma visita a uma clínica de ultrassom periodicamente após a primeira relação sexual feminina, para a realização de um ultrassom endovaginal, para monitorar a saúde do útero, ovários e colo uterino. Com esse exame ainda é possível  diagnosticar a síndrome dos ovários policísticos. O exame do ultrassom ainda é capaz de medir danos internos, e localizar pedras e inflamações bastante evidentes nos órgãos. 

 

Se você busca realizar o exame de ultrassonografia em Taboão da Serra, a Scan Diagnóstico é uma clínica de exames com uma equipe de profissionais capacitados e  especializados em exames de imagem. Seu espaço é equipado, oferecendo o melhor em diagnóstico para seus exames mais diversos. Agende agora mesmo com a Scan Diagnósticos, a melhor opção para trazer diagnósticos cada vez mais eficazes. 





Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×