Entenda por que é tão importante e seguro utilizar o contraste para exame de imagem

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para garantir uma identificação precisa do seu quadro, o médico pode solicitar que você vá a uma clínica de imagem fazer exames com contraste. Apesar de essa técnica já existir há muitas décadas, é normal que alguns pacientes tenham dúvidas e até receio sobre esse método.

No entanto, o exame contrastado é totalmente seguro, desde que seja feito de acordo com as recomendações. Inclusive, ele é capaz de ajudar o diagnóstico e o tratamento — e é por isso que é tão importante.

A seguir, entenda melhor o uso desse componente na clínica de exames de imagem e veja quais são os resultados esperados!

Para que serve o contraste e como ele atua no corpo?

Para começar, vale entender que o contraste é uma substância de composição especial que é aplicada no corpo para tornar certas regiões mais fáceis de serem visualizadas nos exames de imagem.

Há versões com iodo, bário e outros elementos e tudo depende do tipo de exame a ser realizado. Quando há a indicação para uma análise contrastada, o centro de diagnóstico por imagem administrará essa substância via oral ou intravenosa.

As opções mais comuns que utilizam essa técnica são a radiografia, a ressonância magnética e a tomografia.

Por que o contraste para exame de imagem é tão importante?

A principal razão (e vantagem) para fazer um exame desse tipo tem a ver com a segurança e a precisão do diagnóstico. Basicamente, o contraste permite que algumas estruturas fiquem mais permeáveis à radiação, o que garante que elas se destaquem no momento do exame.

Isso é ótimo para avaliar regiões que não são vistas claramente em uma análise tradicional. É o caso de órgãos e estruturas macias, como no abdômen ou no trato urinário. Também é possível enxergar melhor os vasos, as artérias e as veias e até identificar alguma obstrução.

Com a escolha de uma clínica de exames de imagem de qualidade para esse procedimento, os resultados são especialmente fáceis de serem avaliados. Com isso, o especialista consegue dar um diagnóstico mais preciso e seguro.

Qual é a segurança oferecida pela clínica de exames de imagem?

Por falar em proteção, a administração de contraste é realizada de forma adequada para garantir que a saúde não seja prejudicada no processo. Nesse caso, algumas considerações são feitas.

Um bom centro de diagnóstico por imagem não administrará contraste de iodo em pacientes contra-indicados, como diabéticos, pessoas com hipertireoidismo ou quem tem alergia. O líquido com bário, por sua vez, não é administrado se houver suspeita de perfurações nos órgãos internos.

Todo o processo é executado com bastante acompanhamento por parte dos profissionais, de modo a garantir a segurança. O exame também é feito com precisão, para que os resultados sejam conclusivos na avaliação do médico que solicitou.

É por isso que selecionar uma boa clínica de exames em Taboão da Serra é tão importante. Somente dessa maneira você tem a certeza de que tudo ocorrerá com a estrutura certa e com a segurança necessária. No final, o seu diagnóstico poderá ser mais simples graças a essa etapa.

Se você receber a indicação para um exame contrastado em um centro de diagnóstico por imagem, não é preciso se preocupar. Basta escolher uma boa opção de clínica de exames em Taboão da Serra para que a avaliação médica se torne ainda mais precisa.

Conhece alguém que também tem essa dúvida? Compartilhe o post em suas redes sociais e marque seus contatos!





Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×