Conheça os principais mitos e verdades sobre o exame de raio-x

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Médico analisando um exame de Raio-x
A doctor with a patient’s x-ray film

O raio-x é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar uma série de problemas de saúde. Por isso, é solicitado por especialista de todas as áreas médicas com frequência.

Ele é realizado por uma clínica de radiologia, com todos os cuidados recomendados e equipamentos de última geração. No entanto, alguns pacientes ainda têm algumas dúvidas a respeito do procedimento.

Neste artigo, você confere os principais mitos e verdades sobre ele, para deixar a insegurança de lado e entender exatamente como tudo funciona. Vamos lá?

O raio-x só deve ser feito uma vez ao ano porque faz mal ao organismo: mito ou verdade?

Este é um mito! O nível de radiação emitido pela máquina de exames é mínimo, e não há número determinado de sessões por ano.

A afirmação errônea surgiu por causa de um limite de radiação anual recomendada por cientistas, mas que não se aplica a exames médicos justamente por causa dessa taxa quase insignificante de um equipamento.

Portanto, agende seu horário na clínica de radiologia sem medo quando houver necessidade.

Existem exames que emitem mais radiação do que este: mito ou verdade?

Verdade! Alguns exames realizados em uma clínica de raio-x se utilizam da radiação para captar imagens e apresentam níveis superiores de radiação.

Como, por exemplo, a mamografia e a tomografia. Ainda assim, eles emitem uma quantidade menor do que a que estamos expostos quando tomamos sol com muita frequência, em um total anual.

Por isso vale a pena reforçar: isso não é suficiente para fazer mal à sua saúde, de maneira alguma.

Médicos observando um exame de radiografia

A máquina da clínica de radiologia emite radiação mesmo desligada: mito ou verdade?

Mito! A tecnologia utilizada nos equipamentos de uma clínica de radiologia não permite que isso aconteça.

A partir do momento em que a máquina é desligada, sua emissão de radiação é completamente interrompida. O que é evita danos tanto para o paciente, quanto para os profissionais.

Grávidas não têm autorização para fazer um exame de raio-x: mito ou verdade?

Sim, esta questão é verdadeira. A recomendação é para que o bebê não tenha contato com a radiação.

Antes do nascimento, os riscos para a criança são altos e podem aumentar as chances de má formação. Quando a radiografia é essencial, o médico disponibiliza uma autorização especial para a clínica de raio-x, desde que a grávida já tenha ultrapassado o primeiro trimestre de gestação.

Contudo, a região do útero é protegida por um revestimento de chumbo antes do início do procedimento. 

Os profissionais de uma clínica de raio-x trabalham em uma função de risco: mito ou verdade?

Não é bem assim. Hoje em dia, o risco se tornou baixo para os profissionais de uma clínica de raio-x. Eles se protegem com blindagens de chumbo e concreto.

Além disso, a máquina é sempre operada de uma distância segura. Para completar, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório.

Todos eles recebem um treinamento especializado, inclusive para lidar com os pacientes no período pré e pós-exame.

Como você pode perceber, este é um exame seguro e que proporciona excelentes resultados na hora do diagnóstico. Portanto, procure por uma clínica de radiologia em SP que seja confiável para garantir que o procedimento corra bem.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o assunto? Compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também possam desmistificar o exame de raio-x!





Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×