Como funciona uma mamografia digital?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O câncer de mama é um dos mais comuns entre o público feminino. É por esse motivo que elas devem fazer um exame muito importante que é capaz de detectar a doença antes mesmo de ser sentida: a mamografia digital. Esse é um exame de raio-x que tem a mesma função da mamografia convencional. No entanto, a digital permite ter uma visão melhor e mais detalhada da mama sem expor por muito tempo a paciente a radiação. Além do mais, essa opção de exame é mais confortável.

A mamografia digital é indicada para qualquer mulher, mas, principalmente, para as que possuem as mamas densas, muito firmes ou grandes. Pois com o exame convencional um nódulo maligno pode não ser identificado. Já o digital consegue identificar mais facilmente o câncer de mama.

mamografia-digiral-exame-mulher-mama

Como a mamografia digital funciona

A mamografia de alta resolução funciona da mesma maneira que a convencional, só que com uma diferença: ela armazena as imagens do interior da mama em um computador. Dessa forma, os riscos da imagem sofrer algum dano ou de repetir o exame diminuem consideravelmente. Isso quer dizer que a mulher ainda vai se colocar na frente do aparelho com a mama sobre ele, haverá uma pressão que pode causar algum tipo de dor ou desconforto, só que é passageiro e não causa nenhum tipo de problema a mama. Essa pressão se faz necessária para que o seu interior seja visto corretamente.

Uma forma de causar menos dor ao realizar esse exame é escolher uma data após a menstruação, cerca de uma semana. Pois, como a mulher passa por alterações hormonais nas demais épocas do mês, isso contribui para que ela sinta mais dor.

Finalidade desse exame

A mamografia digital é um exame muito eficaz que pode identificar o seguinte:

  • Lesões benignas que estejam presentes na mama;
  • Averiguar se a mama apresenta um nódulo;
  • Avaliar o tipo e o tamanho do nódulo.

A partir dos resultados obtidos com esse exame, o médico radiologista ou o que pediu o exame deve avaliá-lo para que o diagnóstico correto seja dado e, assim, o tratamento mais adequado seja iniciado.

Antes de realizar esse exame algumas recomendações são dadas a mulher a fim de facilitar a sua realização e de que o resultado do exame não sofra alguma interferência:

  • Não usar creme, desodorante ou talco nas mamas;
  • Não usar creme, desodorante ou talco nas axilas.

O que é o procedimento de agulhamento

O agulhamento é um procedimento que alguns equipamentos de mamografia digital e convencional podem realizar. Pois, para isso, eles introduzem em uma área da mama que será estudada pelo mastologista um fio metálico. Esta área que contém esse fio será retirada por um procedimento cirúrgico e encaminhada para biópsia.

Ficou com alguma dúvida quanto a mamografia digital? Então entre em contato com nossos especialistas para tirá-la. Disponibilizamos alguns materiais que tratam desse assunto em nossos canais. Caso queira visualizá-los basta acessar os canais. Queremos saber a sua opinião e comentário. Não se esqueça de compartilhar a nossa página.





Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×