4 cuidados que você deve ter antes de realizar o exame de raio-x

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Médicos segurando um exame de raio-x enquanto fazem uma análise

Além de se consultar com um especialista e escolher uma boa clínica de radiologia em SP, é muito importante que outros cuidados sejam tomados antes de realizar um exame de raio-x. Embora este seja um procedimento simples, isso faz toda a diferença na hora do diagnóstico.

E também para que você tenha uma experiência rápida e pouco invasiva, sem maiores desconfortos. Não sabe quais são eles? Confira, neste artigo, algumas recomendações importantes para que tudo dê certo neste momento!

Retire todos os adereços antes do exame

Para que não haja interferência na qualidade da imagem, o paciente não deve usar roupas e adereços que contenham metal, plástico, madeira ou vidro. Eles bloqueiam a passagem de radiação e não atrapalham um resultado preciso.

Se puder, inclusive, evite o uso no dia para facilitar e agilizar o procedimento. É provável que um profissional da clínica de radiologia peça para retirar todos os itens no momento do exame, mas caso isso não ocorra, você já sabe sobre o alerta.

Vista o colete protetor para raio x oferecido pela clínica de radiologia

Quando o tórax e o abdômen não são as regiões avaliadas, a clínica de raio-x oferece um colete protetor feito de chumbo. Ainda que os níveis de radiação emitidos pelo equipamento não sejam suficientes para prejudicar sua saúde, esse cuidado ameniza ainda mais os riscos.

O exame não é recomendado para gestantes, mas, em situações específicas, o médico pode fazer a solicitação. Neste caso, uma proteção de chumbo também é disponibilizada para a região do útero, de modo a evitar que o bebê tenha contato com a radiação.

Pergunte se para fazer raio x precisa estar em jejum

Verifique com seu médico se é necessário ficar em jejum antes do raio-x. A depender da região examinada, pode ser que você tenha que ficar sem comer ou beber de 8 a 12 horas no período anterior ao exame. Não deixe de cumprir a recomendação para não ter que retornar a clínica de radiologia e repetir tudo outra vez.

Afinal, não é recomendado o excesso de exposição às máquinas, por mais seguras que sejam. Se você precisa tomar alguma medicação específica via oral, faça a ingestão apenas com quantidade suficiente de água para engolir, para que isso não interfira mais tarde no exame.

Use roupas e sapatos confortáveis

Não se esqueça de usar roupas e calçados simples e confortáveis. Além do período de espera na clínica de raio-x para fazer o exame, você terá que retirar parte das peças que estiver usando na preparação para o procedimento.

Sendo assim, vale a pena optar por aquelas de fácil remoção, o que agiliza bastante o momento. E não precisa se preocupar: um roupão costuma ser disponibilizado para o paciente que tenha que se despir por completo, para que não haja qualquer incômodo ou constrangimento.

Pronto! Agora que você já sabe como proceder antes de realizar este exame, basta agendar um horário na clínica de raio-x e se submeter ao procedimento com total segurança e tranquilidade.

Precisa se informar um pouco mais sobre este exame? Aproveite para entender melhor para que ele serve e sua importância para diversos diagnósticos.





Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×